A Importância da Biossegurança nos Consultórios Odontológicos

A Importância da Biossegurança nos Consultórios Odontológicos

A prática da biossegurança nos consultórios odontológicos, um dos ambientes focados no atendimento à Saúde, é de extrema importância para profissionais em que nele atuam como para pacientes.

De acordo com o Manual de Microbiologia Clínica para o controle de infecção relacionada à assistência à saúde, criado pela ANVISA em 2013:

“O uso indiscriminado e incorreto dos antimicrobianos na comunidade e no ambiente hospitalar é reconhecidamente um importante fator de risco para o aparecimento e a disseminação da resistência microbiana.”

Este conceito hospitalar, ou alerta, também se aplica em ambientes odontológicos.  Sabe-se que a boca é uma das maiores “portas de entrada” para o nosso sistema imunológico. Portanto, alguns detalhes se tornam relevantes sobre a prática da Biossegurança nos Consultórios Odontológicos.

Biossegurança nos consultórios odontológicos

De acordo com um estudo publicado pela USP, a Biossegurança em Consultórios Odontológicos consiste no conjunto de procedimentos utilizados para oferecer redução do risco operacional, transmissão de doenças infeciosas e também redução de infecções cruzadas. Pode-se, então, definir Biossegurança nos Consultórios Odontológicos como todas as ações que visam diminuir ou erradicar tais riscos. O dentista e seus auxiliares tem frequente contato com sangue, saliva, instrumentos e materiais contaminados pelo uso rotineiro – descartáveis ou reutilizáveis – e dejetos de forma geral. Protocolos de procedimentos seguros é o papel objetivo da Biossegurança.

De acordo com a ANVISA, existem “níveis” de Biossegurança. Este é definido de acordo com o agente biológico de maior classe de risco envolvido. Com base neste nível, a estrutura física do ambiente deve ser planejada para oferecer praticidade no exercício rotineiro dos protocolos de biossegurança.

Exigências e recomendações da Anvisa sobre biossegurança nos consultórios odontológicos

EPI - Equipamentos de Proteção Individual - agem como barreiras físicas de proteção contra partículas voláteis e respingos de produtos e secreções.

  • Gorro;
  • Óculos de Proteção;
  • Protetores Faciais;
  • Máscara;
  • Avental;
  • Luvas;
  • Calçados

Limpeza de artigos ou remoção mecânica de sujidades

deve ser realizada de forma a garantir eficiência e segurança. Durante sua prática, recomenda-se o uso de EPIs apropriados. A forma mais comum de limpeza mecânica ou manual de artigos você pode ler clicando aqui. Para saber mais sobre limpeza profunda, com lavadoras ultrassônicas, clique aqui! 

Localização da autoclave odontológica

Separado da área de limpeza instrumental, de embalagem, armazenamento de testes biológicos e químicos e minincubadoras. A escolha da autoclave ideal também é importante para melhor esterilização dos materiais, mantendo uma melhor biossegurança nos consultórios. Para saber mais, clique aqui!

 

Fale que a Woson escuta

No Blog Woson há muitos conteúdos voltados para o dia-a-dia das clínicas ou consultórios odontológicos.

Para esclarecer suas dúvidas sobre Biossegurança em Consultórios Odontológicos, preencher o formulário abaixo e entrar em contato com a Woson!

Texto escrito por:

  • Depoimento - Waldomiro Peixoto
    Waldomiro Peixoto
    Consultor Técnico Woson