Autoclaves odontológicas: Qual a diferença entre gravitacionais e pré-vácuo

Existem diferentes modelos de autoclaves odontológicas, classificados segundo o tipo de instrumentos que se pretende esterilizar. A Woson possui ampla linha de modelos de autoclave que atendem a sua necessidade.

Mas, afinal, você sabe qual modelo de autoclave odontológica assegura seu processo e atende à demanda do seu consultório? A Woson é uma empresa do ramo médico-odontológico, especializada na produção de autoclaves com tecnologia avançada, tanto na linha Gravitacional Classe N, como na linha Pré-Vácuo Classe B, desenvolvidas para atender os mais exigentes centros de esterilização e controle de infecção. 

Autoclaves odontológicas classe N e classe B: entenda a diferença

Antes de escolher a autoclave ideal para seu consultório, capaz de atender todas às suas necessidades, é importante entender perfeitamente a diferença entre as autoclaves gravitacionais classe N e as autoclaves pré-váculo classe B.

Modelos gravitacionais classe N

Os modelos de autoclaves gravitacionais Classe N são autoclaves compactas recomendadas apenas para esterilização de material sólido embalado, portanto de aplicação bem específica, diferentemente dos modelos Classe B Pré-Vácuo, que são mais universais.  As Gravitacionais operam com alimentação de água diretamente na câmara, produzem vapor saturado e conjugam pressão, tempo e temperatura a 121°C e 134°C.

A secagem pós-esterilização das autoclaves odontológicas gravitacionais modelo Dolphinn ocorre com porta semiaberta e a da Gravitacional modelo Tanda Color, com porta completamente fechada, acionada automaticamente. Esta, possui como diferenciais, sistema de válvulas para retirar bolhas das cargas, antes de entrar na fase de esterilização, e tempo de secagem adicional em até 60 minutos. São oferecidas nas versões de 12, 18 e 23 litros.

 Modelos pré-vácuo classe B

Os modelos de autoclaves odontológicas Classe B pré-vácuo possuem sistemas de pré-aquecimento, gerador e injeção de vapor dentro da câmara de inox, monitor da qualidade do líquido destilado que alimenta o gerador de vapor,  3 pré-vácuos antes da fase de esterilização, microprocessador eletrônico para monitoramento de pressão, tempo e temperatura a 121°C e 134°C durante a esterilização, potente bomba de vácuo que opera em pressão negativa de até 0,8 ATM para secagem das cargas com porta cerrada, conexão USB para impressora externa e slot opcional para impressora interna incorporada, emissão simultânea de registros de todo o processo de esterilização.

As autoclaves odontológicas Classe B pré-vácuo são universais: possuem programas de testes Bowie & Dick, Helix, Príon e são recomendadas para cargas com dificuldade de penetração como tecidos, canulados, ocos e porosos, além dos embalados sólidos. Seu sistema microprocessado inteligente permite emissão de alerta quando componentes precisarem de manutenção ou substituição, além da emissão de diagnóstico de eventual defeito para manutenção preventiva e/ou corretiva. São oferecidas nas versões de 2, 8, 18, 23 e 45 litros.

Autoclaves odontológicas é na Woson

Gostou deste conteúdo? Ficou com alguma dúvida sobre autoclaves odontológicas gravitacionais classe B e pré-vácuo classe N?  Entre em contato conosco, através do WhatsApp ou preencha o formulário de contato abaixo que teremos o maior prazer em atendê-los.

 

 

Texto escrito por:

  • Depoimento - Waldomiro Peixoto
    Waldomiro Peixoto
    Consultor Técnico Woson