Biologia Da Resposta Imunológica E A Covid 19
Prof. Dr. Sérgio N. M. Lima.*
Profa. Dra. Izabel Yoko Ito.**
INTRODUÇÃO
Resposta imunológica é a reação do sistema imunológico a um antígeno. O processo de defesa do corpo através do Sistema Imunológico é chamado de ‘resposta imune’.
As respostas imunes estão associadas a reações inflamatórias e sempre foram uma grande preocupação para a saúde da população. Hoje, em virtude da Pandemia do Coronavírus, a doença Covid19 ganhou, pela sua importância, um destaque em todo o mundo científico.
Os estudos da maioria das doenças, desde tempos antigos, são relacionados ao processo inflamatório que o médico romano Celso, nos anos 50 d.C., estudou profundamente, cujos sinais descreveu com precisão válida até hoje: edema, calor, rubor, dor e perda da função.
O presente estudo sobre a Biologia da Resposta Imunológica tem por objetivo descrever os complexos mecanismos envolvidos no processo inflamatório. O Sistema de Defesa do organismo é complexo e perfeito em seus mecanismos. Nossas pesquisas e estudos, na Faculdade de Odontologia e Farmácia da USP, foram mais relacionados à boca, contudo seus resultados se aplicam à Biologia da Resposta Imunológica em todo o corpo humano.
Entendendo a complexidade do processo inflamatório: as reações inflamatórias são mecanismos altamente diferenciados e as respostas do processo de defesa do organismo podem ser natas e consideradas inespecíficas ou específicas.
A reposta inespecífica é mediada principalmente pelos neutrófilos, que têm a capacidade de fagocitarem e destruírem os patógenos (Ag). Os NEUTRÓFILOS são células sanguíneas leucocitárias que fazem parte essencial do sistema inato. Pertencem à classe dos granulócitos, junto aos eosinófilos e basófilos, apresentam núcleos lobulares e contêm grânulos citoplasmáticos. Estão envolvidos na defesa contra bactérias, fungos, vírus e partículas.