Dia Mundial da Saúde Bucal - 20 de março

 

O Dia Mundial da Saúde Bucal, estabelecido inicialmente no dia 12 de setembro, em 2007, acabou sendo oficializado em assembleia pela FDI – Fédération Dentaire Internacionale ou FDI World Dental Federation, no dia 20 de março, em 2012. A data cria oportunidade de sensibilizar e incentivar a população, famílias, comunidades e governos a tomar medidas para redução da incidência de doenças bucais.

 O tema de 2021 é “Live Mouth Smart”. Sem tradução literal em português, pode ser entendido como boca inteligente ou boca esperta, no sentido de saber cuidar da melhor forma da boca. A melhor forma implica em hábitos corretos e orientação de especialistas em saúde oral. Aristóteles (384-322 a. C.) já nos ensinava que “a excelência não é um ato; é um hábito”, lição ratificada posteriormente por outro grande filósofo da atualidade, Will Durant (1885-1981).

Segundo a APCD Central, é uma data importante para despertar e ampliar de consciência de que a saúde bucal é fundamental “para a saúde integral, desde a infância até os idosos” e que “bons hábitos de higiene bucal e visitas frequentes ao Cirurgião-Dentista são extremamente importantes.”

Não restam dúvidas de que o cuidado com os dentes, gengiva e mucosa bucal tem papel crucial na capacidade de realizar atividades diversas, como trabalhar, estudar, melhorar a autoestima e confiança das pessoas.

Cuidar da boca, com orientação profissional, é fundamental para todos os indivíduos, sem exceção. “Segundo dados da FDI, mais de 90% da população mundial irá sofrer alguma forma de doença bucal em suas vidas. Os problemas mais comuns são cáries, doenças periodontais e na forma mais grave, câncer oral. Muitos desses problemas podem ser tratados ou prevenidos com uma rotina de cuidados bucais diários.” (Dra. Jurana Lopes no www.saude.df.gov.b)

Sabe-se que a visita ao dentista, desde pequeno, é de fundamental importância para estimular o cuidado com a higiene e a criança criar um vínculo com os profissionais de saúde. Escovar bem os dentes, de duas a três vezes ao dia e sempre após as refeições, utilizar fio dental diariamente, usar produtos de higiene bucal – inclusive creme dental que contenha flúor – ir regularmente ao dentista e seguir suas orientações são hábitos essenciais para manter a saúde bucal e de todo o corpo, resultando em benefícios que vão além do físico como inclusão social, elevada autoestima, sucesso profissional, qualidade de vida, bem-estar geral e realização pessoal. Nossos hábitos são obtidos com a educação que recebemos desde nossa infância e passam a fazer parte de nós mesmos até o fim de nossas vidas. Nossos hábitos nos revelam e nos identificam!

Quando descuidamos da higienização bucal, estamos propensos a problemas em todo o corpo. Só para exemplificar, uma infecção no dente pode fazer com que bactérias migrem, pela corrente sanguínea, para outras partes do corpo, principalmente coração, onde podem ser causa de uma endocardite bacteriana e morte. Acrescentamos ainda que a boca – língua, dentes, lábios, gengivas, mucosas – faz parte do sistema da fala, nossa mais importante ferramenta de interação social. Para arrematar, a anatomia da boca apresenta função essencial para nossa sobrevivência. Por isso, a sabedoria geral diz que o homem vive e morre pela boca.

Estamos vivendo tempos de pandemia, com a infecção humana pela covid19, com virulência aumentada pelas novas mutações. Um dos pontos de tripé “máscara-mão-distanciamento” são os cuidados com a emissão e absorção de fluidos orais, eficientes transportadores do vírus contagioso. A boca é a mais importante – não a única – porta de saída e entrada do vírus. Hábitos bucais corretos levam ao fortalecimento da saúde geral do corpo, aumento de nossa imunidade e – junto com a vacina – a mais eficiente forma de combater a doença.

A Woson, especializada em equipamentos médico-odontológicos, com forte expertise em biossegurança, apoia o “despertar e ampliar de consciência de que a saúde bucal é fundamental”, principal objetivo do Dia Mundial da Saúde Bucal.

WOSON - O bem estar de todos é nossa energia.

Escrito por:

  • Depoimento - Waldomiro Peixoto
    Waldomiro Peixoto
    Consultor Técnico Woson