Doutor(a), você está ganhando ou perdendo dinheiro com seu estoque?

GANHAR OU PERDER DINHEIRO COM ESTOQUE DE PRODUTOS E INSUMOS EM CLÍNICA OU CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICOS

Em treinamentos, aulas e consultorias sempre chamo a atenção para que profissionais da área de saúde com a pergunta:

Doutor(a), você está ganhando ou perdendo dinheiro com seu estoque?

O consultório ou clínica é fomentado por vendas de serviços. Mas o foco na gestão do estoque de insumos e produtos é importante porque o estoque pode fazer o negócio ganhar ou perder dinheiro. Em outras palavras:

Estoque é dinheiro!

É importante a arte da venda de tratamentos em um consultório ou clínica. Mas quanto de sua energia vai para a administração de suas compras e estoque!?

Por vezes, quando começamos nossa consultoria e assessoria em nossos clientes, podemos nos deparar com particularidades em cada negócio como má gestão de pessoas, de processos e de finanças. A má gestão em estoque é quase unanimidade. Em sua grande maioria, consultórios e clínicas sofrem nesse quesito.

Estou usando a palavra “sofrimento” pois, seu “bolso” irá sofrer ao não se controlar o estoque. Existe uma grande possibilidade de se perder materiais por vencimento, ou ainda comprar novos itens sem necessidade. A má gestão resulta em ‘sofrimento’ para o seu negócio de forma geral.

Sendo assim, o que é gestão de estoque?

A gestão de estoque possibilita ao consultório ou clínica entender seu mix de produtos e insumos, determinar necessidades e até mesmo melhorar as possibilidades de compra para reposição.

Outra característica nesta gestão é compreender a valoração do estoque e o quanto ele vale para seu negócio. Conhecer o seu estoque é fundamental para a saúde financeira do seu consultório ou clínica.

Ter um estoque cheio de produtos e insumos não significa sucesso. Pode significar investimento paralisado. Isso só deve acontecer se não afetar seu fluxo de caixa.

Em um consultório ou clínica, a gestão de compras e estoque tem como objetivo obter os itens necessários no momento certo e adquiridos de forma saudável a bons preços. E ter parâmetros objetivos para começar a avaliar fornecedores, custo, qualidade, prazos, atendimento e entrega.

A gestão de estoque tem muitos benefícios como detectar quando a falta de algum produto poderá prejudicar a venda ou execução de um procedimento, e quando o excesso poderá prejudicar a saúde financeira do seu negócio. Repetindo, estoque em excesso poderá ser traduzido em dinheiro parado. Dinheiro parado é prejuízo acumulado.

Controlar estoque é administrar a demanda.

Estocar produtos ou insumos que não são usados no tempo certo é deixar dinheiro parado. Se não os tiver em quantidade suficiente, poderá afetar tratamentos, perder pacientes ou, no mínimo, não os deixar satisfeitos por não conseguir atender o quanto antes.

É possível definir uma quantidade ótima de estoque de cada insumo ou produto a partir da demanda de consumo nos tratamentos e procedimentos.

Estamos seguros de que ter estes controles e aprimorar a sua gestão ajudarão você a melhorar a saúde financeira do seu negócio.


Cinco dicas para boas práticas no controle de estoque:

  1. Tenha informações do produto ou insumo: código de referência, custo, dados do fabricante, validade, número de pedido, tamanho, modelo, cor etc.
  2. Tenha um sistema ou planilha para controlar seu estoque. Para isso desenvolvemos uma planilha que ajudará você a organizar seu estoque de forma simples e eficiente.
  3. Tenha monitoramento de suas vendas ao longo da semana, tenha boa relação com seus fornecedores, esteja sempre preparado caso sejam necessários pedidos urgentes a seus fornecedores, preste atenção nas vendas como estratégia fundamental para o crescimento do seu negócio. Planejar estoque faz parte da estratégia de crescimento.
  4. Esteja atento a suas entradas financeiras e seus custos. Você precisa ter relação de custo e preços de insumos e produtos, de quais são mais usados, de quais deles são mais importante em sua curva de lucro, quais deles podem ser entregues mais rapidamente pelo fornecedor e quando descontos por compra em maior volume são realmente vantajosos.
  5. Faça inventários periodicamente. Entenda como anda seu estoque. Controle os riscos de perder dinheiro com produtos e insumos vencidos.

Perder produtos e insumos por excesso e/ou validade é rasgar dinheiro.

Usando essas dicas você estará mais seguro no seu dia a dia e toda sua equipe irá gerar uma ótima percepção de controle a seus pacientes. Isso faz diferença!

Grande abraço e até a próxima.

Contato:WhatsApp (11) 98405 1118

https://linktr.ee/alteramkt 


 

Escrito por:

  • Depoimento - Alex Martiniano
    Alex Martiniano
    Coach de Desempenho, Consultor Estratégico em Gestão e Marketing em Saúde, Diretor Comercial e Sócio do Altera Marketing em Saúde.
Decreto Municipal de Ribeirão Preto Nº118 - 24 de maio de 2021 Links Úteis