Festival Barco do Dragão

FESTIVAL DO BARCO DO DRAGÃO COMEMORA A UNIDADE DA NAÇÃO CHINESA.

 

 

No dia 06 de junho de 2019, foi realizado, na China, o tradicional Festival Barco-do-Dragão, conhecido também como Duan Wu Festival. É uma homenagem ao poeta da China Antiga, Qu Yuan, que no dia 05 de maio do Calendário Chinês atirou-se nrio Miluo, na atual província de Hunan

Lembremos que o Calendário Chinês é diferente do Calendário Gregoriano que nós, ocidentais, seguimos. O chinês é um calendário lunissolar, por isso a data do festival varia de ano para ano em relação ao gregoriano. Por exemplo, no gregoriano, em 2017, ocorreu em 30 de maio; em 2018, em 18 de junho; e, em 2019, em 7 de junho.

Qu Yuan (340 a.C. - 278 a.C.) foi um poeta chinês do sul do Estado de Chu. Sua obra está compilada na antologia poética Elegias de Chu. Foi o primeiro poeta importante na história da literatura da China. Os chineses o homenageiam para cultuar sua memória, através desse festival, oportunidade em que jogam o zongzi, um bolinho de arroz, no rio para alimentar os peixes e evitar que estes comam o corpo do poeta.

É tradição, na China, este bolinho de arroz ser produzido pela família reunida, oportunidade que eles tem de reforçar a unidade e cooperação entre todos. Portanto, o ato de fazer o bolinho transcende a si mesmo e revela um valor muito sólido para os chineses que é o espírito de união, essência de sua cultura. Esse bolinho, na atualidade, possui inúmeros recheios como amendoim, jujuba, feijão-doce e até mesmo carne suína.

É uma tradição com mais de 2.000 anos que a UNESCO declarou como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade. A influência de Qu Yuan na cultura chinesa é muito presente e a homenagem a ele é uma forma de rejuvenescer o espírito de cooperação e união entre todos. Cada chinês entra no clima e se envolve emocionalmente com o festival, por este despertar no coração e na mente de cada um o sentimento patriótico de pertencimento a uma grande nação.

A Família Woson, parte da cultura chinesa, perfeitamente unida e integrada ao espírito do festival, reuniu na fábrica da Woson Medical, em Ningbo, seus colaboradores e promoveu a sua Festa do Barco-do-Dragão para, em sintonia com a tradição chinesa,reforçar e rejuvenescer em todos o mesmo espírito de união e patriotismo que toma conta de todo o país.

Parabéns à Woson Medical pelo exemplo de unidade e coesão dado ao International Woson Team, preservadas através do respeito à cultura e tradição de seus antepassados.

Para os chineses, a união é um valor pétreo e, também, é o espírito que nos move a todos!

https://mp.weixin.qq.com/s/EACzlSjsEMegW4LeWz5i_A