BIOSSEGURANÇA WOSON - Lavagem Ultrassônica e o Controle de Infecção

Biossegurança

A Biossegurança trata de todos os procedimentos humanos, recursos e meios físicos que contribuem para a prática saudável de uma profissão. Cuida da mais complexa à mais comum das práticas e tem por fim a saúde plena de profissionais e pacientes em um Centro de Saúde ou Estética, Clínica, Consultório ou Salões de Beleza.

O conceito de Biossegurança

O conceito de Biossegurança é amplo, abrangente, o de Controle de Infecção é mais restrito e foca pontos mais críticos onde o risco de contaminação é mais evidente e direto. Contribuem para a contaminação direta ou cruzada o sangue, a saliva, as secreções, os instrumentais e os equipamentos contaminados. As vias mais comuns de contaminação são contato, inalação, ingestão e inoculação por meio de membranas, mucosas ou ferimentos na pele.

Para prevenir a ação direta dos agentes de contaminação cruzada se utilizam barreiras físicas e um protocolo rigoroso conhecido pelo nome de Procedimentos Operacionais Padrão ou POP, de acordo com a RDC 15 da ANVISA. Cada fase protocolar estabelecida depende de outra e uma delas não realizada compromete a cadeia de proteção dos usuários e pacientes.  Parte importante deste protocolo é a lavagem de instrumental, que pode ser mecânica e manual ou por equipamentos com cubas ultrassônicas.

Há instrumentos ocos ou articulados com extrema dificuldade de limpeza nos pontos não visíveis ou não acessíveis. Nessas situações, a lavagem manual mecânica não dá conta. E a lavagem ultrassônica torna-se indispensável porque atua efetivamente onde a manual mecânica não atuaria.

 Como funcionam as lavadoras ultrassônicas?

As lavadoras ultrassônicas médico odontológicas operam na faixa de 25.000 a 40.000 e limpam profundamente pelo efeito da cavitação.

As lavadoras ultrassônicas de marca Woson operam com 35.000 ciclos. As pastilhas ultrassônicas cerâmicas atuam na parede de aço inox da cuba, aquece-a e transfere calor à água misturada a elemento enzimático, que potencializam a remoção de matérias orgânicas e inorgânicas da superfície dos instrumentos, mesmo nos pontos internos e inacessíveis. Essa limpeza profunda ultrassônica favorece a esterilização em autoclaves e auxilia no Controle da Infecção.

Lavadora Ultrassônica Collin 60 - WOSON

Prática e produtiva. Reduz custo e preserva os instrumentos. 

Sua cuba de 6 litros é indicada para ambientes com alta demanda de limpeza

A ampla faixa de aquecimento favorece a rápida eliminação de sujidades.

A redução de atritos manuais e a ausência de manipulação preservam os instrumentos e aumentam-lhes a vida útil.

A redução de contato humano evita acidentes e riscos de contaminação.

Economiza tempo, reduz custo com recursos humanos e torna a limpeza mais efetiva.

Economiza detergente enzimático e consumo de água comparado com limpeza mecânica manual.

Sua função de desgaseificação potencializa e melhora a ação de limpeza das ondas ultrassônicas.

Acompanha cestas de ABS de alta resistência com alças para manipulação de instrumentos.

São muitas vantagens. Para saber mais: https://www.wosonlatam.com.br/lavadora-ultrassonica-collin-60

 

Dicas de Biossegurança

 

Consultoria em Biossegurança.

Quer saber mais? Mande um e-mail ou acesse https://www.wosonlatam.com.br/blog

E-mail:woson.latam@wosongroup.com

Escrito por:

  • Depoimento - Waldomiro Peixoto
    Waldomiro Peixoto
    Consultor Técnico Woson