Origem da Classificação para Autoclaves classe B, N, S

De acordo com a Norma EN13060:2014, as letras B e N vêm das palavras Big e Naked. Pode-se considerar que S venha de Singular ou Special, ou ainda Specific, por não se enquadrar nas categorias B e N, de acordo com características particulares e específicas, não padronizadas, do produto, que variam de fabricante para fabricante. Para não haver distorção na nomenclatura, considerar as explicações, como seguem.

 

Autoclaves Classe  B – Pré-Vácuo (Mínimo 3 pulsos de vácuo)

A letra "B" significa "Big small sterilizers". SMALL porque são autoclaves abaixo de 01 UE (Unidade de esterilização= 60 litros) e BIG porque oferecem GRANDE desempenho e, também, porque qualquer tipo de carga pode ser esterilizado em uma autoclave de classe B. Isso inclui materiais porosos, produtos em bolsas, têxteis e canulados, como pinças, turbinas e pontas. Os “big small sterilizers” possuem dispositivo para realizarem pressão negativa, com o fim de retirar bolhas de ar de dentro da câmara de inox, antes da fase de esterilização e secagem a vácuo depois da esterilização.

Gráfico ilustrativo do Ciclo Completo de Autoclaves Classe B Pré-Vácuo.

Autoclaves Classe N - Gravitacionais

 

Já as autoclaves da classe N são compactas e destinam-se à esterilização de materiais simples e desembalados. A letra "N" vem de ‘naked’ da expressão “naked solid products” (produtos sólidos "nus"). Portanto, essas autoclaves não podem ser usadas para esterilizar tecidos, cargas porosas, itens como canulados ou mesmo produtos em envelopes, pois os ciclos não possuem as características certas para passar em testes físicos específicos. Outra fraqueza potencial dessas máquinas de Classe N é que a penetração de vapor necessária não pode ser garantida por não haver pulsos de vácuo suficiente. Em outras palavras, as autoclaves classe N trabalham somente com pressão positiva; por não possuírem dispositivos geradores de vácuo não têm a possibilidade de realizar vácuo.

Gráfico ilustrativo do Ciclo Completo de Autoclaves Classe N Gravitacionais.

 Autoclaves Classe S

 

Finalmente, a Tipo S que abrange todos os outros tipos de autoclaves. Essencialmente, é uma classe intermediária entre as autoclaves do Tipo N e do Tipo B e suas características não são definidas por nenhum padrão. Se não são nem N e nem B, podem ser classificadas como S.  Simplesmente são S porque têm características próprias e dependem de como são feitas. Somente os fabricantes podem fornecer detalhes de seus recursos de desempenho, que são estabelecidos por testes específicos.

Concluindo, a máquina mais adequada para a prática odontológica é uma autoclave de Classe B, porque oferece maior flexibilidade e é adequada para uma ampla gama de configurações. Embora sejam pequenas (small), as autoclaves da Classe B podem oferecer excelente (big) desempenho, eficiência imbatível e os mais altos padrões de segurança possíveis. Seus pontos fortes notáveis ​​incluem o manuseio fácil, graças ao seu design ergonômico e economia devido ao baixo consumo de energia. As autoclaves Classe B, fáceis de usar, são ideais para uma esterilização com segurança, além da rapidez e economia de energia.

Dr. Fernando Bustamante

  • Depoimento - Dr. Fernando Bustamante
    Dr. Fernando Bustamante
    Especialista em Biossegurança