Planta de Consultório Odontológico

Montar consultório exige planejamento e atenção a exigências

O sonho de todo profissional da Odontologia, recém-formado ou não, é ter o seu consultório próprio! Ser dono do negócio próprio, planejá-lo de acordo com o seu interesse para receber seus pacientes e subsistir por meio do seu trabalho.

O caminho até a inauguração é longo. A planta de consultório odontológico deve seguir uma série de importantes normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA. Por isso que você e seu engenheiro devem conhecer e estudar todos os requisitos exigidos pela Anvisa para que a planta de consultório odontológico:

  • Permita rotinas produtivas de funcionamento;
  • seja segura e confortável para o paciente;
  • seja produtiva e acolhedora aos profissionais;
  • assegure um ambiente que favoreça o controle de infecções.

A Woson Latam, grupo presente em mais de 100 países, produzindo peças de reposição de qualidade para grandes marcas internacionais, convida-o a conhecer o passo-a-passo para planejar seu consultório odontológico.

Quais são as normas para Planta Baixa de um consultório?

A planta baixa de consultório odontológico deve seguir normas da Resolução RDC 50, de 21 de fevereiro de 2002, estabelecida pela ANVISA. Para isso, é importante contratar um engenheiro e arquiteto que, com as exigências em mãos, criarão o conceito da planta de consultório odontológico com segurança e preenchendo todos os protocolos previstos.

O projeto da planta de consultório odontológico, que servirá como um modelo inicial e previsto do projeto quando finalizado, deve conter informações e detalhes técnicos sobre:

  • espaço físico (áreas internas, espessura das paredes, nomenclatura dos ambientes)
  • instalações elétrica, hidrossanitárias, eletrônicas e de gases medicinais
  • distribuição dos equipamentos odontológicos fixos e móveis
  • sistema de climatização
  • gerenciamento de resíduos
  • acessibilidade, conforto térmico e iluminação

As informações listadas, necessárias ao projeto da planta de consultório odontológico e apresentadas às autoridades para aprovação do projeto e início das obras, devem seguir as convenções e regras estabelecidas pela ANVISA e VS de Estados e municípios.

Planta Baixa de Consultório - Normas da Anvisa

O centro de toda planta de consultório odontológico são as normas estabelecidas pela ANVISA, empregadas e vistoriadas pelos Estados e municípios. Desta forma, todo o projeto deve ser planejado, buscando contemplar a Resolução 50 de 2002.

O regulamento técnico para planta de consultório odontológico a ser seguido especifica diversas Normas Brasileiras, conhecidas como NBR:

  • NBR 6492: Representação de projetos de arquitetura;
  • NBR 13532: Elaboração de projetos de edificações – Arquitetura.
  • NBR 5261: Símbolos gráficos de eletricidade – Princípios gerais para desenho de símbolos gráficos
  • NBR 7191: Execução de desenhos para obras de concreto simples ou armado;
  • NBR 7808: Símbolos gráficos para projetos de estruturas;
  • NBR 14611: Desenho técnico –Representação simplificada em estruturas metálicas;
  • NBR 14100: Proteção contra incêndio – Símbolos gráficos para projetos.

De acordo com a RDC 50 “Os projetos para a construção, complementação, reforma ou ampliação de uma edificação ou conjunto de edificações serão desenvolvidos, basicamente, em três etapas: estudo preliminar, projeto básico e projeto executivo”. (...) “O desenvolvimento consecutivo dessas etapas terá, como ponto de partida, o programa de necessidades (físico-funcional) do EAS onde deverão estar definidas as características dos ambientes necessários ao desenvolvimento das atividades previstas na edificação”.

 Planta 3D de consultório Odontológico

A responsabilidade ao construir um consultório odontológico exige entendimento de conceitos técnicos e aplicabilidade das normas. A planta de consultório odontológico torna-se, portanto, a concretização imagética das ideias e necessidades. Ela permite uma imersão visual aos ambientes, da disposição de móveis e equipamentos ao projeto de iluminação. Na versão 3D é a etapa visual do projeto, momento de modelagem em que a criação ganha contornos. São reunidas, na planta de consultório odontológico 3D, as informações recolhidas do odontólogo, suas necessidades e aspirações, as informações do espaço e as normas exigidas pelos órgãos estadual e municipal ligados à área da saúde.

Saiba mais :https://www.youtube.com/watch?v=YSHDrBBgCdM