BIOSSEGURANÇA WOSON - Procedimentos para Limpeza e Lubrificação de Peças de Mão Odontológicas.

Como a lubrificação está intrinsecamente conectada à biossegurança e à esterilização?

Há um entendimento de que canetas de alta rotação, peças retas, peças cirúrgicas, contra ângulos comuns, de implantes e rotatórios, quando esterilizados em autoclaves, têm sua vida útil reduzida. Esse entendimento pode ser verdade quando a lubrificação é inadequada e a limpeza interna das peças-de-mão incompleta.

A lubrificação tradicional, com frascos de óleo com spray, tem eficiência limitada, no entanto, há como melhorar seus resultados, obtendo peças estéreis sem comprometer a vida útil dos instrumentos.

Segue um passo-a-passo para melhorar o rendimento das peças-de-mão, protegê-las no ato da esterilização e preservar a sua vida útil.  

Limpeza e Lubrificação

Lavar manual ou mecanicamente as peças-de-mão – canetas, contra ângulos, peças retas, canetas cirúrgicas – com água, escova macia embebida de sabão detergente.

Aplicar um jato de ar (com seringa ou bico de ar instalado na Central de Materiais e Esterilização, CME) para eliminar a umidade dos condutos, rolamentos, turbinas e engrenagens das peças-de-mão.

A presença de umidade dentro das peças-de-mão, além de danosa para os componentes, impede a ação efetiva do lubrificante.

Colocá-las em cuba de lavadora ultrassônica com aquecimento e elemento enzimático para promover limpeza profunda (há quem a recomende antes da lavagem manual).

Enxaguar as peças-de-mão com água filtrada para minimizar risco de manchas de superfície.

Fazer inspeção visual com lupa de aumento e boa iluminação. Repetir o processo, se necessário.

Caneta Alta Rotação

Colocar uma broca na caneta para favorecer a retirada de sujidade das aletas da pinça metálica e aplicar a técnica correta de limpeza e lubrificação.

Livre da umidade, com o frasco lubrificante na vertical e broca presa pelo polegar e indicador para a turbina não girar, acionar o spray.

Em seguida, aplicar outro spray com a broca solta e a turbina livre para, aí sim, girar e expelir centrifugamente resíduos e matéria orgânica retidos em seu interior.

Retirar a broca para evitar que ela fure a embalagem durante a esterilização e manipulação.

Uma vez lubrificada, deixar a caneta de cabeça para baixo no mínimo 5 minutos. Isso favorece o lubrificante escorrer para a cabeça, envolver os rolamentos e penetrar no separador de esferas micro poroso.

Com um tecido adequado, limpar o excesso de óleo externo, embalar individualmente em papel grau cirúrgico para esterilização.

Atentar para a qualidade da selagem, importante para garantir a esterilidade da caneta.

Contra Ângulo e Peça Reta

A sua lubrificação se faz com um dispositivo intra que acompanha o frasco lubrificante.

Introduzir o dispositivo na parte posterior para direcionar o jato de óleo até as engrenagens. O dispositivo evita dispersão, consumo excessivo de óleo e aumenta a eficiência da lubrificação.

Colocar broca no contra ângulo e fresa ou similar na peça reta.

Uma vez lubrificados, encaixá-los no micromotor.

Segurar o micromotor com uma mão, girar com a outra a broca do contra ângulo ou fresa da peça para que o lubrificante atinja todos os pontos dos rolamentos, engrenagens e pinças.

Retirar broca ou fresas para evitar que furem a embalagem durante a esterilização e manipulação.

Com um tecido adequado, limpar o excesso de óleo externo, embalar individualmente em papel grau cirúrgico para esterilização.

Atentar para a qualidade da selagem, importante para garantir a sua esterilidade.

Micromotor Intra

Girar o anel direcional no sentido horário até o limite e aplicar um jato de lubrificante no orifício maior posterior.

Girar o anel direcional no sentido anti-horário até o limite e repetir o processo.

Conectar no terminal borden do equipo e, sobre um pano ou guardanapo em uma superfície, pisar no pedal, alternar o sentido horário e anti-horário do anel várias vezes, até que o resíduo escuro de suas paletas internas seja eliminado.

Em se tratando de uma peça-de-mão semicrítica, uma boa e correta desinfeção no micromotor é suficiente para o controle de infeção. Em casos especiais de contaminação, fica a critério do profissional decidir sobre a necessidade de autoclavá-lo ou não.

Se optar pela autoclavagem, com um tecido adequado, limpar o excesso de óleo externo, embalar em papel grau cirúrgico.

Atentar para a qualidade da selagem, importante para garantir sua esterilidade.

Lubrificante

Fazer uso sempre de óleo mineral micro filtrado de boa procedência, com as características recomendadas pelos fabricantes das pontas.  

Também fazer uso de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual para evitar contaminação cruzada durante a limpeza e preparação das pontas para autoclavar.

                       

Lubrificação e Limpeza com Lubrificadora LUB 909 – a Revolução

Sua finalidade é obter a lubrificação ideal com economia de lubrificante, tempo e mão-de-obra especializada e ampliar a proteção contra riscos de recontaminação das peças-de-mão.

A Lubrificadora LUB 909 também limpa até 3 peças-de-mão simultaneamente, regula o tempo e consumo de lubrificante em ciclos de curta, média e longa duração.

Por injeção de ar comprimido, o lubrificante chega onde o sistema tradicional não chega, retira matéria orgânica dos condutos, engrenagens e rolamentos, o que favorece a esterilidade das peças-de-mão.

A presença de resíduo orgânico, ainda que esterilizado, dentro da peça-de-mão, representa um potencial risco para o paciente se desprendido e inoculado em um tecido hígido pós-cirurgia. Sua eliminação representa um considerável avanço no controle de infecção.

Os procedimentos tradicionais de limpeza e lubrificação são substituídos quando o profissional utiliza o sistema LUB 909, com as vantagens acima.

Para saber mais sobre a Lubrificadora LUB 909, acessar o link: https://mla.bs/11a742fe

Veja também:Como lubrificar para esterilizar? : https://mla.bs/99938976

Dicas de Biossegurança

 

Consultoria em Biossegurança.

Quer saber mais? Mande um e-mail ou acesse https://www.wosonlatam.com.br/blog

E-mail:woson.latam@wosongroup.com

 

Escrito por:

  • Depoimento - Waldomiro Peixoto
    Waldomiro Peixoto
    Consultor Técnico Woson