Saiba O Porquê De Autoclaves De Ciclo B, N & S

A Woson é uma indústria médico-odontológica fundada em 1985 em Ningbo, na China, cujos produtos atendem ao mercado europeu e asiático, motivo pelo qual são construídos de acordo com a Norma EN13060. Portanto, é uma das mais tradicionais indústrias neste segmento altamente exigente, por isso seus produtos atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade e segurança praticados nos países mais desenvolvidos. Essa norma internacional, que disciplina a construção de autoclaves, estabelece 3 tipos de ciclos: B, N e S.

Para objetividade e clareza da informação, transcrevemos a Tabela 1 da Norma EN13060:2014 (que pode ser conferida no original). A seguir, para ilustrar, apresentamos os gráficos dos respectivos ciclos.  

Tipo Descrição da utilização prevista
B A esterilização de todos os produtos envolvidos ou não envolvidos, sólidos, cargas de produtos do tipo A e produtos porosos como aqueles que são representados pelas cargas de ensaio nesta Norma.
N A esterilização de produtos sólidos não envolvidos.
S A esterilização de produtos como especificado pelo fabricante do esterilizador incluindo produtos sólidos não envolvidos e pelo menos um dos seguintes: produtos porosos, Artigos/itens porosos pequenos, carga de produtos ocos do tipo A, carga de produtos ocos do tipo B, produtos individuais envolvidos, produtos envolvidos por multicamadas.
 

NOTA 1: A descrição identifica gamas de produtos e de cargas de ensaio.

NOTA 2: Os instrumentos esterilizados não envolvidos são destinados à utilização imediata ou para armazenamento transporte e aplicação não estéril (p. ex., para prevenir a infecção cruzada).

NOTA 3: Essas categorias são demonstradas pela conformidade com os testes relevantes listados nesta norma.

   

 

Gráficos dos Ciclos B, N e S

 

 

De acordo com a Tabela e os Gráficos acima, a autoclave do tipo B é aquela que produz, através de bomba vácuo, 3 ciclos de pressão negativa, para retirada do ar de dentro da câmara de inox, antes e depois da fase de esterilização, e realiza secagem absoluta a vácuo do material esterilizado. A autoclave do tipo N não produz pressão negativa nem antes e nem depois da esterilização e a secagem, quando ocorre, não se dá por sistema de vácuo. E a autoclave do tipo S produz 1 ciclo de pressão negativa antes e 1 depois da fase de esterilização, para retirada de ar de dentro da câmara de inox e efetuar a secagem.

Ratificando, se uma autoclave não produz vácuo nem antes e nem depois da fase de esterilização, para retirada de ar de dentro da câmara de inox e das cargas a esterilizar, ela não pode ser considerada nem tipo B e nem tipo S. Portanto, a utilização de bombas de vácuo para gerar pressão negativa, dentro dos parâmetros da Norma EN13060:2014, é fator obrigatório em sua construção.

No Brasil

Como os produtos Woson são comercializados também na América Latina, as autoclaves estão de acordo com a Norma ABNT NBR ISO17665 1 e 2, que trata dos requisitos para o desenvolvimento, validação e controle de rotina nos processos de esterilização de produtos para saúde, no Brasil.

Está técnica e cientificamente comprovado que autoclaves que não retiram ar frio de dentro das cargas embaladas por meio de pressão negativa não possuem esterilização efetiva, principalmente em materiais como têxteis, ocos, canulados, rugosos, porosos, instrumentos rotativos a exemplo de canetas de alta rotação e contra ângulos e similares.


Lembramos que as CME’s – Centrais de Materiais e Esterilização - nos Estados Unidos, mercados Europeu e asiático preferem o uso de autoclaves de ciclo tipo B. Portanto, mais que uma tendência, as autoclaves de ciclo tipo B são uma necessidade para profissionais preocupados com a saúde e a proteção de seus pacientes. Sempre é bom lembrar que pacotes que contenham bolhas de ar não se esterilizam!


A Woson, uma empresa preocupada em prestar o melhor serviço aos profissionais de saúde e a seus pacientes, com vasta experiência nos mercados mais desenvolvidos, acredita em sua missão de contribuir para elevar a qualidade no Controle de Infecção nos consultórios, clínicas, hospitais e centros de saúde.


O compromisso com a saúde e o bem-estar de todos são a energia que nos move.

https://youtu.be/1AJSwXUoq5M

Escrito por

  • Depoimento - Waldomiro Peixoto
    Waldomiro Peixoto
    Consultor Técnico Woson