Programa Príon: o que é e para que serve?

O que é o príon?

O que é Príon? É um agente patogênico infectocontagioso. O termo príon foi criado por Stanley B. Prusiner, médico neurologista, a partir das palavras ‘proteinaceous infection’. É o causador de uma encefalopatia espongiforme neurodegenerativa que acomete bovinos, conhecida pela sigla EEB – Encefalopatia Espongiforme Bovina - documentada na Inglaterra nos Anos Oitenta do Séc. XX e conhecida como “doença da vaca louca”.

A EEB é transmissível entre mamíferos. No homem ficou conhecida pela sigla V-DCJ – Variante da Doença Creutzfeldt Jakob, em quem a neurodegenaração destrói células do cérebro, provoca movimentos involuntários e descoordenados, insônia, perda de memória e demência. Antes de um ano, ocorre o óbito.

Para que serve o programa Príon?

O programa príon das autoclaves Class B Woson serve para eliminar o príon, elemento patogênico, através de um processo completo e seguro de esterilização que associa pressão negativa e positiva, temperatura e tempo, com secagem a vácuo e porta fechada.

                                                   

Como funcionam as autoclaves pré-vácuo Classe B da Woson?

A água destilada do reservatório entra em uma máquina de vapor pressurizado, enquanto a câmara de inox é aquecida por uma cinta resistente e uma bomba de vácuo cria uma pressão negativa de quase 1 Bar dentro dela. Com a pressão negativa, os bicos injetores se abrem para o vapor entrar na câmara de inox aquecida (por isso não há condensação), penetrar nos pontos mais profundos da carga a esterilizar. Este processo é realizado 3 vezes antes do sistema entrar na fase de esterilização, motivo pelo qual se denomina a autoclave de “pré-vácuo”.

Você também pode gostar de: Príon um ser quase vivo e resistente a esterilização

No final do processo de esterilização, ocorre secagem durante 9 minutos, de porta fechada com pressão negativa próxima 1 Bar. Para neutralizar a pressão negativa dentro da câmara, ocorre a entrada de ar através de um filtro bacteriológico de alta densidade. Ao final do processo, todas as informações do teste ficam registradas em pendrive ou fita de termo impressora (figura 4).

Condições para ocorrer a morte do agente patogênicos príon

No programa Príon, a esterilização ocorre sob pressão de 2,3 Bar – ou 230 KPa – associada a temperatura de 134°C, durante 18 minutos, como recomendam a OMS – Organização Mundial da Saúde – e a Norma Internacional EN13060:04.

Fale com a Woson

Gostou deste conteúdo? Ficou com alguma dúvida sobre o que é e para que serve o teste Príon? Entre em contato conosco, através do WhatsApp ou preencha o formulário de contato abaixo que teremos o maior prazer em atendê-los.