Neste domingo, dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. Este é um tema muito importante, que chama a atenção de todas as nações do mundo, dada a importância que a água tem para a Vida. Tudo sobre a água é um tema que precisa estar no “radar” de todos – cidadãos, associações, empresas, instituições, universidades e Poder Público. Sem água não há vida, sem água de qualidade não há qualidade de vida.
O dia 22 de março foi data foi sugerida durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, e passou a ser comemorada em 1993, para promover a relevância da água na sobrevivência dos seres vivos – a humanidade entre eles. É importante não esquecer de seu uso sustentável e necessidade, sempre presente, de conservação ambiental, combate e controle da poluição e contaminação (adaptado de mundoeducacao.bol.uol.com.br).
A Woson, uma empresa de alcance mundial, com sua matriz estabelecida em Ningbo, na China, e atuante nos principais mercados do mundo, como Rússia, Índia, vários países europeus e americanos, tem consciência de sua responsabilidade social em relação a este tema tão fundamental na vida da humanidade.
Sabe-se que o Controle de Infecção dentro de um consultório médico-odontológico, ou mesmo de uma Clínica Integrada de porte maior, Laboratório, Centro de Saúde, Hospital, Unidades de Terapia em geral, deve atender a um protocolo de biossegurança. Esse controle passa pela forma adequada de utilização de água na limpeza geral da clínica, na higienização de roupas e equipamentos, limpeza de materiais e instrumentos em CME’s – Centros de Materiais e Esterilização – e locais de atendimento direto aos pacientes. Tudo e todos dependem do uso sustentável e correto da água.
Dentro daquele protocolo, um dos pontos cruciais é a lavagem de instrumental, que deve dar-se em local adequadamente projetado para aquele fim, com intensidade, quantidade, qualidade e potabilidade da água recebida pela rede pública e devidamente tratada, como complemento, no estabelecimento, tendo em vista cada fim a que se destina. Em Controle de Infecção, um dos axiomas observados é que material e instrumental mal lavados não se tornam estéreis. Logo, a importância do preparo da água tratada para este fim é fundamental para a saúde de pacientes e profissionais.
Para a Woson “a segurança e o bem-comum são cláusulas pétreas. O centro de tudo é a pessoa humana.” E o tema da água obviamente faz parte de uma de suas preocupações. Como contribuição objetiva, todos os seus consultórios vêm equipados com filtro de água, para minimizar os efeitos de eventuais resíduos da rede pública durante os tratamentos dos pacientes. Seus destiladores de água são dotados de filtros de carvão ativado para ampliar a qualidade da água utilizada em autoclaves. Em sua linha de produtos, também disponibiliza filtro purificador de água por osmose reversa. E, ainda, disponibiliza departamento técnico de pós-vendas com profissionais especializados para orientações básicas de instalação de seus equipamentos, conforme normas da Vigilância Sanitária.
A saúde e o bem-estar de todos é a energia que nos move.