CME – Centro De Materiais E Esterilização – O que é?

Hoje no blog da Woson você vai ver mais detalhes sobre o CME – Centro de Materiais e Estilização. Confira:

O que é um CME?

O Centro de Material e Esterilização, conforme a RDC 15, de 15 de março de 2012, é uma unidade funcional onde se processam produtos para saúde destinados à utilização em serviços de saúde.

 

Biossegurança no CME

A biossegurança de um consultório ou clínica requer inúmeras medidas. Segundo a ANVISA, biossegurança é a “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente”.

Na visão global de uma clínica ou consultório, é importante para um ambiente biosseguro dar atenção a ventilação, iluminação e fluxo de pessoas e materiais, além de outras características de construção previstas pelo projeto arquitetônico, a exemplo de casa de máquinas, expurgos, áreas de serviço, instalações eletro-hidráulicas etc. Em relação a fluxo de pessoas e materiais, dar atenção especial à circulação quando houver relação direta com contaminação, reduzindo-o ao mínimo indispensável.

A ilustração abaixo é uma sugestão de layout, como contribuição auxiliar, quando do planejamento de clínica ou consultório. A ilustração mostra alguns conceitos mínimos de biossegurança, pensando em eficiente Controle de Infecção. Na medida em que aumentar a complexidade da clínica ou consultório, as medidas preventivas de controle e redução de riscos devem ser também incrementadas.

Biossegurança no CME

Essa sugestão de planta baixa apresenta:

  • Área de atendimento inicial separada do ambiente clínico, com janela.
  • Ambiente clínico biosseguro para trabalho a 4 mãos, com consultório, RX parede, periféricos, descarte de instrumental utilizado/contaminado e armários de apoio, com janela.
  • Saída direta de material contaminado descartado pelos profissionais do recipiente para a CME – Central de Materiais e Esterilização, via guichê, com circulação mínima.
  • CME com áreas suja e limpa, separadas, com armários de apoio, duas pias e duas janelas.
  • Área suja com pia, lavadora ultrassônica, ampla área de manipulação e lupa para inspeção visual.
  • Área limpa com destiladora de água, seladora, pia de apoio, autoclave e saída de material esterilizado para reuso.

Mais detalhes sobre como atuar com materiais e equipamentos dentro dos CME’s podem ser consultados na Resolução o RDC 15, de 15 de março de 2012 que você acessa clicando aqui.