Além de exercer papel fundamental na fala, mastigação e respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, porta de entrada para bactérias e microrganismos danosos à saúde.
Durante a Pandemia da Covid-19 a boca ganhou protagonismo, a saúde oral e o cirurgião dentista ganharam mais visibilidade. Língua, gengivas e palato, ao lado dos dentes, lábios e bochechas fazem parte do elenco principal no combate a um grande vilão: o câncer bucal.]
O câncer bucal é um problema de saúde pública em todo o mundo. O Brasil coloca-se em terceiro lugar entre os países e a maior incidência ocorre em homens acima de 40 anos. Prevenir é um compromisso seu e de nosso cirurgião dentista. Informações corretas salvam. Informe-se sobre este tema e tenha uma vida saudável.
Como descobrir o câncer bucal?
O vilão é silencioso e indolor.
São possíveis sinais de câncer bucal: aftas não cicatrizadas, manchas brancas ou vermelhas, nódulos ou caroços em qualquer ponto da estrutura da boca, dor para mastigar ou engolir, sangramento sem causa aparente e dentes moles sem doença periodontal. Consumir fumo e álcool está entre os hábitos que também colocam você no grupo de risco do câncer bucal.Em tempos de pandemia o inimigo se fortalece. Os hábitos que combatem o vilão são: saber fazer autoexame bucal, usar fio dental, enxaguante bucal, escovação três vezes ao dia
O cirurgião dentista é o profissional mais bem preparado para orientar, alertar sobre eventuais sinais da presença do inimigo e ajudar você a praticar hábitos preventivos contra o câncer bucal. Em caso de diagnóstico precoce a chance de cura é superior a 90%. Abra a boca junto com seu cirurgião dentista!
A Woson entra com você neste combate. Informações qualificadas também ajudam na prevenção. Juntos somos mais fortes!