Qual a importância da água de qualidade para autoclaves?

ÁGUA DESTILADA X PURIFICADA POR OSMOSE REVERSA

A qualidade da água é um fator de extrema importância para as autoclaves em geral, sejam elas gravitacionais (vapor saturado) ou pré-vácuo (vapor injetado).  

ÁGUA DESTILADA

A água não-destilada, conhecida pelo termo “água dura”, possui elementos - além do H²O puro – considerados “impurezas” como sais minerais, cálcio, magnésio, potássio e sódio, por exemplo.

O processo de destilação consiste em aquecer a água dura em recipiente próprio até iniciar a ebulição (fervura) e ocorrer a vaporização. O vapor passa por um condensador e retorna ao estado líquido, livre das substâncias decantadas no recipiente de aquecimento. Esse destilado puro é utilizado para envolver uma resistência dentro da câmara de inox da autoclave e produzir vapor saturado que gera pressão, durante um certo tempo, onde ocorre a esterilização de materiais, sob condições especiais, combinando temperatura-tempo-pressão.

Por que o destilado puro é obrigatório para autoclaves? Porque água “dura” possui elementos danosos a materiais esterilizados, atuando residualmente, principalmente durante o tempo de armazenagem dos pacotes.

Quanto mais puro o destilado, mais longa a vida útil da autoclave e dos materiais esterilizados.

A Destiladora DRINK10, da Woson, produz 1.200ml/h de destilado, com pureza acima de 96%, resultado de eficiente destilação e filtragem com carvão ativado.  Seu destilado é ideal para autoclaves até mesmo pré-vácuo que possuem rigorosos sensores de impurezas no reservatório de água destilada. Visitar www.wosonlatam.com.br.

ÁGUA PURIFICADA POR OSMOSE REVERSA (OR)

Nem só de água destilada vivem as Autoclaves Pré-Vácuo Classe B, da geração 2.0 Woson. Podem ser alimentadas automaticamente pelos Purificadores de Água por Osmose Reversa. Instalados diretamente na rede, resultam em economia de água destilada, de tempo e mão-de-obra, além de considerável ganho na qualidade do líquido e longevidade das autoclaves e material esterilizado.

Afinal, que é e como funciona a Osmose Reversa? É um processo de purificação do líquido através de uma sucessão de camadas de filtros de propileno e carvão ativado que garantem próximo de 100% de pureza na água. Na Osmose Reversa, a água “dura” (a que contém impurezas e sais minerais por exemplo) é impulsionada (ou succionada por vácuo) e forçada a passar por membranas que retêm partículas que variam entre 1 e 10 Ångstrons. Cada Ångstron equivale a 1/10 de nanômetro. Após este processo a água impura resulta em H²O basicamente puro, sem alteração de sua propriedade por interferência de calor. Essa pureza, no caso específico das autoclaves, resulta em alongamento da vida útil da autoclave e instrumentos cirúrgicos esterilizados, de forma mais eficiente até mesmo quando comparada com águas destiladas da melhor qualidade, como as da Drink10, por exemplo.  

Ligado diretamente à rede, produz até 11L/h de H²O suficiente para bem atender demandas contínuas de esterilização. Compatível com Autoclaves Tanzo Touch e Classic da geração 2.0 Classe B Pré-Vácuo, marca Woson. Visitar www.wosonlatam.com.br.

O uso de água purificada por Osmose Reversa tem ampla aplicação nos meios cirúrgicos médico-odontológicos e hospitalares, mas esse é assunto para o próximo artigo.

Aguardem!

Atendimento Woson

Entre em contato e tire suas dúvidas. Ou preencha todos os campos de seu cadastro, neste site, formule suas perguntas que a Woson entrará em contato.

Você também pode visitar nosso show room ou agendar uma visita de nossos representantes. Para isso, acesse www.wosonlatam.com.br/pontos de vendas ou pelo chat do site www.wosonline.com.br.

A Woson estará sempre ponta para atender você!