Teste Bowie & Dick: o que é, para que serve e como aplicar?

Para que uma autoclave seja eficiente e eficaz em seu processo de esterilização, precisamos testar diariamente alguns pré-requisitos: retirar o maior volume possível de ar da Câmara Interna da Autoclave e de dentro das cargas a esterilizar, combinar tempo, temperatura e pressão durante um determinado tempo de acordo com as orientações da Norma Internacional e Nacional NBR ISO 11.140-1e, realizando uma boa penetração do agente esterilizante na carga. Efetuado o teste, se o resultado for satisfatório, seu equipamento estará pronto para o uso pretendido. Pacote molhado é pacote contaminável.

O pacote-teste original do Teste Bowie & Dick foi desenvolvido a partir de 1961 pelos Dr. J. Bowie e Sr. J. Dick. A conclusão deste trabalho foi publicada oficialmente em 16 de março de 1963 no The Lancet British Medical Journal sob o título THE BOWIE AND DICK AUTOCLAVE TAPE TEST, sendo o Teste Bowie & Dick um método de teste padrão para testar autoclaves que se proponham esterilizar cargas com alto grau de dificuldade na retirada de ar e causando uma boa penetração do vapor.

Vale recordar que ao fecharmos a porta de uma autoclave, temos 100% de ar dentro da câmara Interna e, ao não retirar este ar e introduzir vapor, haverá a formação de muitas bolhas de ar que impedem a atuação da temperatura e da pressão. Portanto onde houver ar não haverá esterilização, motivo pelo qual o ar precisa ser eliminado de dentro da câmara interna durante todo o processo.

 

A remoção do ar ocorre por pressão negativa exercida usualmente por uma bomba de vácuo, durante 3 fases repetitivas, a exemplo das autoclaves Classe B Woson.

O Teste B&D constitui-se de uma folha-teste, com indicador químico tipo 2 sem chumbo e sensível ao vapor, posicionada dentro de um pacote, entre várias camadas de papel. Este “cenário” simula uma situação real de uma carga com alto grau de dificuldade de penetração e esterilização, portanto opera com uma margem de segurança para a qualificação da eficiência da autoclave testada. O pacote-teste tipo Bowie & Dick é colocado na bandeja, sozinho, o mais próximo possível do dreno, dentro da câmara e inox, para ser submetido ao processo de esterilização, com 3 pré-vácuos, pressão de 2,3 kPa a 134°C, durante 3,5 minutos.

Depois de submetido ao ciclo de esterilização, a qualificação se dá quando constatada mudança uniforme de coloração, de acordo com a prescrição do fabricante do Teste Tipo B&D. Caso se constatem áreas com manchas de coloração mais claras e/ou esfumaçadas nas linhas escuras da folha-teste, isso indicaria falha no sistema de remoção do ar e falha na penetração do agente esterilizante (VAPOR) e a autoclave, neste caso, não pode e nem deve ser utilizada, pois não estaria qualificada para o processo.

                                                                                                    

Recomenda-se aplicar o B&D também depois de instalada a autoclave, ou reinstalada em caso de mudança de local ou manutenção corretiva/preventiva.

Atendimento Woson

Preencha todos os campos de seu cadastro, neste site, formule suas perguntas que a Woson entrará em contato. Você também pode visitar nosso showroom ou agendar uma visita de nossos representantes. Para isso, acesse ‘www.wosonlatam.com.br/pontos de vendas’ ou pelo chat do site ‘www.wosonline.com.br”. A Woson estará sempre ponta para atender você!

Assista ao video: https://www.youtube.com/watch?v=XCh9wJYRGfg&feature=share

Teste realizado por:

  • Depoimento -  Professor Dr Fernando Bustamante
    Professor Dr Fernando Bustamante
    Especialista em Biossegurança Médico-Hospitalar