Teste Químico Bowie&Dick

Teste Bowie & Dick, para avaliação da remoção de ar na fase de pré-vácuo em autoclaves com bomba de vácuo.

A retenção de ar no pacote, decorrente de uma deficiência na fase de remoção de ar, ou falsas entradas de ar decorrentes de defeitos na guarnição da porta ou na vedação de válvulas vão provocar a falha do teste.

A ocorrência seguida de falhas no teste Bowie & Dick (é recomendada a repetição do teste quando apresentar uma falha) indica a necessidade de manutenção do equipamento.

O teste deve ser realizado com a câmara vazia e com o pacote de teste colocado na parte mais fria da câmara, normalmente acima do dreno do equipamento.

É aconselhável a realização do teste antes do início de cada jornada de trabalho.

O equipamento deve passar por um pré-aquecimento antes do teste. O equipamento frio acumula condensado nas tubulações de alimentação de vapor e na câmara externa, o que prejudica a performance do equipamento e pode causar uma falha no teste.

O teste deve ser realizado com ciclo de exposição de 3,5 a 4 min a 134º C, ou 15 min a 121º C, conforme especificado nas folhas de teste ou na bula do produto. O tempo de secagem não influi no processo e pode ser eliminado.

O teste deve ser realizado com ciclo de exposição de 3,5 a 4 min a 134º C, ou 15 min a 121º C, conforme especificado nas folhas de teste ou na bula do produto. O tempo de secagem não influi no processo e pode ser eliminado.

  • Teste Bowie & Dick pré-montado em pacotes descartáveis. As folhas-teste são colocadas no interior de uma embalagem com folhas de papel dimensionadas para reproduzir as condições normatizadas para o pacote confeccionado com compressas cirúrgicas. Além da facilidade de uso, o pacote pré-montado é absolutamente uniforme e homogêneo, eliminando, assim, as incertezas causadas pela montagem errada do pacote com compressas cirúrgicas.

A tinta utilizada para a impressão das folhas de teste foi quimicamente formulada para reagir à presença do vapor saturado e é extremamente sensível à presença de ar.

Uma correta exposição assegura a uniformidade da cor após a suficiente eliminação de ar do pacote.

As diferenças na coloração do papel – o esperado é uma coloração preta e uniforme em toda a superfície da folha – são indicações claras de falha no teste.

As folhas permitem a marcação da data de execução, do número da autoclave e da identificação do operador.”

(Extraído e reproduzido na íntegra do trabalho “Conceitos Básicos de Esterilização e Qualificação”).

Texto escrito por:

  • Depoimento - Professor Dr. Fernando Bustamante
    Professor Dr. Fernando Bustamante
    Especialista em Biossegurança Médico-Hospitalar