Teste De Vazamento De Pressão (Leak-Testing)

Hoje vamos falar sobre o Teste de Vazamento de Pressão.

As autoclaves Classe B Pré-Vácuo de marca Woson trazem entre seus programas os testes Bowie-Dick, Helix e teste de vácuo, este último conhecido internacionalmente pela expressão leak-test ou leak-testing. A palavra inglesa leak em português significa vazamento. Logo, leak-test ou leak-testing são expressões que se traduzem por teste de vazamento (de pressão, no caso de autoclaves), em português.

Gráfico dos Testes B-D e Helix

Gráfico do Teste de Vazamento

Tanto o teste Bowie-Dick como o Helix são produtos embalados e comercializados. São tangíveis, o usuário adquire-os em Dentais ou Cirúrgicas e os testa em autoclaves. Para saber mais sobre Bowie-Dick e Helix, acesse clicando aqui.

Teste Bowie-Dick

                                       Teste Bowie-Dick

Teste Helix

                                             Teste Helix

Leak-test? O que é? Como se faz? Qual sua finalidade?

O leak-test é um conceito de teste do funcionamento das autoclaves Classe B Pré-Vácuo. Entretanto é igualmente importante para aferir a eficiência da autoclave e eficácia de sua esterilização.

Que espécie de vazamento o teste detecta e avalia? Se o assunto é autoclave pré-vácuo, o leak-test se refere a “vazamento” de vácuo, isto é, entrada de vácuo na câmara de inox, que, existindo acima dos padrões minimamente exigidos, pode interferir – e normalmente interfere! – na qualidade da esterilização da autoclave.

Como se realiza? Quando o programa teste de vácuo é selecionado e acionado, a autoclave liga sem ligar a resistência, para não aquecer a câmara de inox. Isso, porque o teste tem que ser realizado com a autoclave fria. Uma vez ligada no programa leak-test, a bomba de vácuo é acionada e começa a gerar vácuo alcançando em torno de -80kPa de pressão dentro da câmara de inox. Ao atingir essa pressão negativa acima, a bomba de vácuo para de atuar e a pressão é mantida durante 10 minutos dentro da câmara de inox.  

Com a pressão negativa travada dentro da câmara de inox, o Painel da autoclave mostra um primeiro campo digital com a marca de -80kPa de pressão.

Ao final de 5 minutos, a marca de pressão negativa acima, registrada inicialmente, migra para outro marcador e, em seu lugar, surge um segundo campo digital com nova marca de pressão negativa, sutilmente inferior, registrando pequena variação de valor entre ambas.

Ao final de 10 minutos a primeira marca cravada no mostrador se apaga. A segunda marca a substitui. Surge, então, uma terceira marca de pressão negativa no mostrador registrando pequena variação entre a segunda e terceira.

A diferença de pressão negativa registrada na primeira marca e na terceira não pode superar o valor de 1kPa. Se for superior, isso é indicativo de que pode estar havendo vazamento de pressão e a autoclave precisa de manutenção preventiva ou corretiva.

O vazamento de pressão negativa, ou entrada de ar externo na câmara de inox, poderá ocorrer por falha de vedação da borracha da porta, defeito ou sujeira em válvulas, algum dano em mangueiras ou perda através da máquina de vapor.

O leak-test é, portanto, um meio seguro de verificação da eficiência do sistema de vedação, tanto da pressão positiva quanto do vácuo da autoclave, garantindo resultados parametrizados no processo de esterilização, conforme determinam as normas técnicas.    

Escrito por:

  • Depoimento - Waldomiro Peixoto
    Waldomiro Peixoto
    Consultor Técnico Woson